EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7184
Tipo: Artigo
Título: RESTAURAÇÕES ADESIVAS DIRETAS EM DENTES POSTERIORES - RELATO DE CASO CLÍNICO
Autor(es): RIVA, Giovana Tassia
SOUZA, Sergio Moraes de
MARSON, Fabiano
BRESSANIN, Lucineia de Caires
SENSI, Luis Guilherme
Resumo: As restaurações adesivas diretas com resinas compostas são, hoje em dia, a opção mais lógica e racional para o restabelecimento da integridade funcional, biológica e estética dos dentes posteriores acometidos por lesões cariosas, defeitos estruturais ou para a substituição de restaurações insatisfatórias de tamanho pequeno ou médio. Apesar de presentes a mais de 30 anos, desde a introdução dos procedimentos adesivos e das resinas compostas, a execução das restaurações adesivas em dentes posteriores nunca foi uma unanimidade entre os clínicos. Isto se deve à péssima impressão deixada pelos primeiros sistemas restauradores indicados para utilização nos dentes posteriores, que apresentaram um desempenho clínico insatisfatório. Através dos anos, a evolução e desenvolvimento de técnicas adesivas mais seguras e de resinas compostas com propriedades melhoradas possibilitou a obtenção de excelentes resultados clínicos, tornando a execução das restaurações adesivas diretas com resinas compostas em dentes posteriores um expediente rotineiro no dia a dia da clínica restauradora. Esta popularidade se deve também ao grande apelo estético imposto pelos padrões atuais de beleza que consideram que restaurações da cor do dente transmitem a sensação de uma aparência saudável e de bem-estar, característica desejável pela grande maioria dos pacientes e impossível de ser obtida quando restaurações metálicas, como as restaurações de amálgama, estão presentes. Com o aperfeiçoamento dos materiais e técnicas restauradoras impulsionou a utilização das resinas compostas nos dentes posteriores de tal maneira que a sua utilização para a resolução de diversas situações clínicas se tornou imprescindível na prática da odontologia restauradora nos dias de hoje. Entretanto, a execução adequada destas restaurações é fundamental para a obtenção de bons resultados clínicos. Este artigo apresenta uma seqüência clínica passo-a-passo para a restauração previsível da integridade biomecânica, estrutural e estética de cavidades de classe II com resinas compostas.
Palavras-chave: Restaurações adesivas
Diretas
Dentes posteriores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7184
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
giovana_tassia_riva.pdf11.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.