EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7166
Tipo: Artigo
Título: ASPECTOS GERAIS, DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO DA LAMINITE
Autor(es): LINZMEIER, Geise Lissiane
PARRILHA, Letícia Rodrigues
AGOSTINHO, Bárbara Fachini
Resumo: Laminite é um processo inflamatório que atinge o tecido laminar dos pés, manifestando-se mais intensamente nos cascos de eqüinos. Raramente o processo acomete um só membro, sendo mais freqüente nos dois anteriores e ocasionalmente nos quatro. Modernamente, a laminite é definida também como sendo uma afecção metabólica sistêmica que afeta os sistemas cardiocirculatorio, renal, endócrino, o equilíbrio acido-base, equilíbrio hidroeletrolitico e altera os fatores de coagulação, Essa inflamação é decorrente principalmente em animais que encontram-se em baías e cocheiras que são mantidas sob condições higiênicas precárias. Para a criação de cavalos, é necessário ter em mente que eles requerem cuidados básicos e fundamentais, como por exemplo uma pessoa que esteja á disposição dos animais diariamente para realizar a limpeza dos cavalos e das baias e oferecer-lhes ração de boa qualidade e na medida certa diariamente. O objetivo da realização deste trabalho é evitar esse tipo de problema que acomete principalmente os eqüinos, além de alertar os criadores da importância da prevenção da doença e conscientizar a população de um modo geral à respeito do bem estar animal. Os motivos essenciais para esta pesquisa, foram devidos aos problemas que os cavalos adquirem através de uma higiene precária, uma alimentação inadequada, a não realização de casqueamento e ferramentos dos cascos. Para a realização deste trabalho que abrange desde o diagnóstico da doença até as formas de prevenção, foram necessárias pesquisas em diversas bibliografias à respeito do assunto, incluindo teses de mestrado. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que a melhor forma de combater a laminite é a prevenção, ressaltando desta forma, a importância de manter-se o bem estar animal.
Palavras-chave: Casco
Doença
Causa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7166
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geise_lissiane_linzmeier.pdf11.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.