EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7125
Tipo: Artigo
Título: SURTO DE PNEUMONIA PARASITÁRIO EM SUÍNOS
Autor(es): ERNANDES, Fábio Carrilho
ARLINGTON, Selwin Headley
BARROS, Mário César Romio Brandão
LEONARDO, Jussara Maria Leite
MICHELAZZO, Mariana De Mello Zanim
Resumo: A pneumonia parasitária dos suínos é induzida pelo trematódeo Metastrongylus apri que se localiza nos pulmões e, às vezes nos vasos sangüíneos de suínos. O trematódeo provoca alterações respiratórias (broncopneumonia, enfisema, atelectasia), podendo induzir a morte dos animais acometidos em casos de infestação maciça. Este relato descreve a ocorrência de um surto de pneumonia parasitária em suínos. Numa criação doméstica de suínos localizada a aproximadamente 50 km de Maringá, houve a morte súbita de quatro animais em um lote de cinco suínos. Segundo o proprietário, os animais apresentaram apatia, tosse, emagrecimento progressivo e anemia. Um destes animais foi submetido a necropsia de rotina no Laboratório de Patologia Veterinária do CESUMAR. Na necropsia observou-se anemia acentuada, edema pulmonar severo e nódulos de Metastrongylus apri desde a extremidade distal da traquéia até os bronquíolos pulmonares. Tecidos selecionados (pulmão, encéfalo, rins, fígado e intestino) foram fixados em solução de formalina a 10% e enviados para avaliação histopatológica de rotina; amostras dos vermes foram encaminhadas para classificação parasitológica. As alterações histológicas foram principalmente pulmonares, sendo caracterizadas por edema pulmonar difuso e acentuado associado a várias formas parasitárias intralesionais nos brônquios e bronquíolos, compatíveis com Metastrongylus apri. As alterações observadas neste animal são consistentes com aquelas descritas no parasitismo induzido por Metastrongylus apri. O parasitismo associado ao Metastrongylus apri ocorre principalmente em suínos criados a campo, pois o ciclo biológico do trematódeo necessita a participação de minhocas. Adicionalmente, as manifestações pulmonares associadas a essa infestação são, na maioria das vezes, subclínicas;
Palavras-chave: Suíno
Metastrongylus
Pneumonia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7125
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabio_carrilho_ernandes.pdf11.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.