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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7070
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DE COMO ELAS PARTICIPAM E INTEGRAM AS RELAÇÕES PROFESSOR/ALUNO |
Autor(es): | DELALIBERA, Edna Salete Radigonda |
Resumo: | Este estudo consistiu em investigar as representações sociais dos professores acerca de seus alunos e de como elas participam e integram as relações professor/aluno. Consideramos este estudo relevante, pois além de trazer um novo olhar sobre os pré-adolescentes que nos incitam a estudar mais ampla e profundamente esta fase do desenvolvimento e da importância de seu estudo específico nos cursos de licenciatura, também traz elucidações e preocupações a respeito de como as representações sociais influenciam a relação professor/aluno. Neste sentido, ressalta-se a importância dos profissionais da educação estarem conscientes das representações sociais que lhes são inerentes, visto que elas sempre estarão presentes, sendo portanto necessário não negá-las mas reconhecê-las para que possam ser modificadas, de modo a facilitar o cumprimento pleno do papel de educador. Em função de nosso interesse profissional e pessoal pelos “pré-adolescentes”, compreendidos para a realização deste trabalho pelos sujeitos da faixa etária entre dez a doze anos de idade, delimitamos nossa pesquisa com os professores das 5a e 6a séries do Ensino Fundamental, séries estas nas quais os pré-adolescentes estariam inseridos. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada, com um roteiro previamente estabelecido, a qual foi realizada individualmente com 11 professores de uma escola pública na cidade de Maringá/Pr. A interpretação dos dados pautou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e se realizou a partir das categorias de análise previamente levantadas na análise do discurso. Os resultados apontaram que os professores apresentam representações sociais muito negativas, que desqualificam os pré-adolescentes, o que os impedem de perceberem tanto as qualidades como as potencialidades daqueles, quanto a entendê-los como sujeitos plenos de desenvolvimento. Assim, verificamos que os professores interagem com os pré-adolescentes a partir do imaginário construído em suas práticas, além do que, a partir do pré-julgamento que possuem, desconsideram muitas vezes o ser individual, com singularidades e subjetividades próprias, atitude esta advinda da tendência à homogeneização das representações. Os pré-conceitos solidificados que dão ao professor a certeza de que o pré-adolescente é deste ou daquele jeito, impedem que a relação se dê de forma mais afetiva, acolhedora, com um novo olhar, onde se busca avidamente descobrir o desconhecido, tornando-o “reconhecido”. A partir destes resultados, nossa pesquisa vem somar-se a outros estudos que utilizaram as representações sociais como referencial teórico no âmbito da educação e que também demonstraram que as relações e interações, principalmente entre professores e alunos, conduzem o pensar e o agir, trazendo conseqüências indesejáveis, principalmente porque se generalizam os pré-julgamentos, desconsiderando o ser individual que nem sempre corresponde ou é similar ao coletivo. Neste sentido, imbuídos de um espírito crítico e da necessidade de transformar as consciências do homem através do conhecimento, esperamos provocar inquietações que conduzem a novas reflexões e estudos, imprescindíveis para que se possa atingir os objetivos tão almejados de termos uma escola de qualidade, que compreenda o homem em sua totalidade histórica e social. |
Palavras-chave: | Educação escolar Psicologia escolar Representações sociais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7070 |
Data do documento: | 19-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007) |
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