EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7053
Tipo: Artigo de Evento
Título: O PRINCIPADO DE DOMICIANO NA VISÁO DE TÁCITO NA "A VIDA DE JÚLIO AGRÍCOLA".
Autor(es): GAIA, Deivid Valério
VENTURINI, Renata Lopes Biazotto
Resumo: Este trabalho tem como preocupação estudar as críticas tecidas pelo historiador Cornélio Tácito ao regime imperial no Principado Romano. Para tanto, faremos uso da obra intitulada A vida de Júlio Agrícola, a qual Tácito, utilizando-se de um Laudatio funebres, fez uma homenagem ao seu sogro, deixando, por sua vez, transparecer as virtudes que estavam ausentes no imperador Tito Flávio Domiciano. Desse modo, caracteriza o poder imperial e os perigos de uma autocracia. Na obra A vida de Júlio agrícola a discussão gira em torno dos feitos de Júlio Agrícola, na conquista da Bretanha; Tácito narra detalhadamente a vida do sogro, seu nascimento, sua formação educacional, seu casamento, o percurso de seu cursus honorum, suas expedições na conquista da Bretanha, a conquista da Bretanha, até sua morte. Ao fazer uma apologia ao sogro, Tácito deixa transparecer sua leitura sobre o principado de Domicano, que para o autor foi um período de terror. Também nos revela, de forma geral as condições da Bretanha durante o Principado, desde a geografia até a sociedade, também nos permite conhecer o processo de expansão territorial ocorrida durante o principado e o contato com os povos bretões. Com relação à data de publicação da obra, estima-se que foi após a ascensão de Trajano ao poder, ou seja, depois de 25 de janeiro de 98 d.C. Esta obra, é um misto de oratória, como de elogio fúnebre, de biografia e de história. como orientação teórico-metodolócia usamos as relações estabelecidas entre a Literatura e a História, no vinculo existente entre, autor, público e obra.
Palavras-chave: Domiciano
Júlio agrícola
Tácito
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7053
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
deivid_valerio_gaia2.pdf11.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.