EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7019
Tipo: Artigo de Evento
Título: ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA DEFICIÊNCIA FEMORAL FOCAL PROXIMAL: REVISÃO DA LITERATURA
Autor(es): RODRIGUES, Cinthia Paris
PALÁCIO, Siméia Gaspar
Resumo: A deficiência femoral focal proximal (DFFP) é uma anomalia congênita rara, estando associada ao uso de agentes teratogênicos durante o primeiro trimestre de gravidez. Apresenta uma incidência de 1 / 52.000 nascidos vivos, acometendo de forma bilateral os membros em 10% dos casos, podendo associar-se com outras malformações em até 69%. Em decorrência da patologia, o acetábulo e os elementos superiores do fêmur se formam primeiramente e em seguida, a perna e o pé, ocasionando uma desigualdade no comprimento dos membros inferiores que, por sua vez, provoca transtornos no desenvolvimento motor da criança comprometendo o seu prognóstico de marcha. O prognóstico desta deficiência está relacionado com o diagnóstico precoce, com os graus de acometimento femoral proximal e principalmente com o tipo de tratamento proposto. Este trabalho teve como objetivo aprofundar os conhecimentos técnico-científicos referentes à patologia e, sobretudo, abordar as formas de intervenção fisioterapêuticas disponíveis para a reabilitação destes pacientes, através de uma revisão bibliográfica, utilizando livros e periódicos nacionais e internacionais publicados no período de 1990 a 2004. A fisioterapia é imprescindível no processo de reabilitação desses pacientes, proporcionando-lhes não só o desenvolvimento ou melhora das suas capacidades físicas, mas influenciando de forma positiva na qualidade de vida dos pacientes, atuando na manutenção das amplitudes de movimento, estimulando o desenvolvimento neuropsicomotor, melhorando o equilíbrio, as atividades de vida diária, reeducando a marcha e a postura, promovendo orientações à família e atuando no processo de protetização.
Palavras-chave: Deficiência femoral focal prox
Fisioterapia
Amputação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7019
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cinthia_paris_rodrigues.pdf11.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.