EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6999
Tipo: Artigo de Evento
Título: RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE NAVIRAÍ-MS
Autor(es): LOPES, Antonio Carlos Vaz
APARECIDA, Luciene Porfirio
SOUZA, Heliton Carlos de
VOLPINI, Alceu Renato Navarro
Resumo: Nos últimos anos a questão de responsabilidade social das empresas vem ganhando o espaço maior nas discussões tanto a nível acadêmica quanto empresarial e tem recebido um tratamento especial das organizações na execução das suas atividades e no seu relacionamento com todos que fazem parte do processo diretamente ou não como os clientes, fornecedores, funcionários, governo, acionistas, meio ambiente etc. já que as empresas socialmente responsáveis acabam recebendo vantagem dos envolvidos. A grande maioria das empresas brasileira é micro e pequenas empresas e responsáveis pela maioria dos empregos. As micro e pequenas empresas pelo seu alto grau de penetração na comunidade e pelo raio de atuação são atores importantes na transformação social. Assim sendo se faz necessário investigar nas empresas de Naviraí a utilização dessas práticas ou se restringem ás medias e grandes organizações. O objetivo desse trabalho é analisar as práticas de responsabilidade social empresarial das micro e pequenas empresas da cidade de Naviraí-MS. Inicialmente foi feita uma revisão da literatura para melhor conhecer o tema e servir de base para a análise da pesquisa de campo. Verificou-se que a prática da responsabilidade social independe do faturamento, do total das empresas 82% são administradas pelo próprio empresário. A maioria 73% considera socialmente responsável, o principal resultado alcançado foi o melhoramento da imagem frente aos consumidores e a comunidade onde está inserida. O principal recurso utilizado por 44% das empresas na prática de responsabilidade social é o financeiro. Muitos empresários investem, mas não sabem o significado da responsabilidade social, que está muito ligada à filantropia. Apesar da falta do conhecimento dos empresários sobre as vantagens de investir na área social, a maioria investe em alguma ação social e pretendem continuar investindo.
Palavras-chave: Responsabilidade social
Pequena empresa
Ação social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6999
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
antonio_carlos_vaz_lopes.pdf11.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.