EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOPES, Antonio Carlos Vaz-
dc.creatorCAPISTRANO, Rozana-
dc.date.accessioned2021-02-01T16:05:47Z-
dc.date.available2005-10-19-
dc.date.available2021-02-01T16:05:47Z-
dc.date.issued2005-10-19-
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6998-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectTomada de decisõespt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.titleO NÍVEL DA UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE PARA A TOMADA DE DECISÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAs DE NAVIRAÍpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO mundo esta cada vez mais veloz, as informações chegam com mais agilidade, pressionando os gestores a tomarem decisões rápidas e acertadas independente do porte da empresa, seja ela grande, média ou pequena. O processo decisório deve estar baseado em dados sólidos e ter a participação das pessoas que atuam nas áreas em que ocorre o problema, pois será diretamente afetada pelas decisões tomadas. A contabilidade que tem por objetivo gerar informações para a tomada de decisões é na maioria o único sistema de informação que orienta a tomada de decisões nessas empresas já que as grandes empresas são assistidas por uma enorme quantidade de instrumentos contábil-financeiros atendendo as suas necessidades informacionais. Nesse sentido se torna relevante avaliar se as informações geradas pelas empresas de serviços contábeis atendem os anseios dos gestores. O objetivo deste trabalho é identificar, o grau de utilização das informações contábeis no processo de tomada de decisões das micro e pequenas empresas de Naviraí. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa de campo utilizando questionário aplicado nas micro e pequenas empresas. A pesquisa evidenciou que grande parte dos pequenos empresários consideram a contabilidade como instrumento importante na gestão de empresas, mas não as utilizam por estar insatisfeitos com as informações prestadas pelo profissional contábil. Pois o mesmo oferece seus serviços sem explicar qual é a função dos relatórios contábeis já que a contabilidade não é apenas as obrigações fiscais, e sim a ferramenta principal para a vida útil da empresa. Sendo assim, os tomadores de decisões usam a improvisação e intuição. Os dados devem servir de alerta para classe contábil a cerca da necessidade de gerar informações que contribuam para o processo decisório das micro e pequenas empresas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
antonio_carlos_vaz_lopes2.pdf11.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.