EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6911
Tipo: Artigo
Título: NELSON RODRIGUES: A OBRA COMO ELA É...
Autor(es): DORNE, Vinícius Durval
Resumo: O estudo do gênero biográfico ganhou relevo em todas as áreas, no jornalismo, na sociologia, na literatura... Relatar a vida de uma personalidade não é tarefa simples, principalmente de um escritor, pois o referencial de biografemas muitas vezes se amplia para além de sua cronologia, podendo ser detectado também em sua obra, independente dos gêneros que a compõem. Não raro, o escritor é um pouco biógrafo através do memorialismo. Muitos escritores de literatura (no caso em particular, Nelson Rodrigues, literato e jornalista) levam experiências pessoais para seus escritos, sendo cruciais esses dados para melhor se analisar a obra que então conhecemos. Se o que se quer é uma visão especificamente biográfica, os traços de memorialismo de uma obra prescindem de estudo, análise mais acurada, perscrutando quais dados são verídicos. A partir de então é possível conhecer a obra, localizar o indivíduo escritor no contexto e, de fundo, obter uma visão sócio-histórica e cultural de determinada época. Eis o objetivo deste estudo, que se serve da pesquisa bibliográfica e histórica para chegar aos fatos que geram o memorialismo do autor, entendendo ser o caminho metodológico de análise dialética o mais oportuno para identificá-lo e comprová-lo como recurso presente nas crônicas de “A vida como ela é...”. A fundamentação da análise é, pois, leitura de crônicas jornalísticas do autor e abordagem crítico-teórica sobre os traços biográficos que as presenciam.
Palavras-chave: A vida como ela é
Biografema
Crônica de Nelson Rodrigues
Jornalismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6911
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vinicius_durval_dorne.pdf58.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.