EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6905
Tipo: Artigo
Título: INCIDÊNCIA DE PNEUMONIA NOSOCOMIAL EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR, DURANTE O PERÍODO DE JULHO DE 2005 A JULHO DE 2006
Autor(es): ROCHA, Marta Maria Polaquini
COLOSIO, Renata Cappellazzo
FONZAR, Vanessa Desie
Resumo: Pneumonia nosocomial também conhecida por pneumonia hospitalar é definida como toda infecção do trato respiratório inferior que ocorre durante a internação, varia em sua manifestação clínica e é um dos principais agravantes do quadro hospitalar podendo levar a óbito o paciente. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo verificar a incidência de pneumonia nosocomial em um Hospital privado do município de Maringá-PR, no período de julho de 2005 a julho de 2006, em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva e submetidos a tratamento fisioterapêutico.Foi realizado um levantamento dos prontuários e em seguida foi feita a coleta dos dados em uma ficha elaborada. Após a análise estatística os resultados mostram que a maioria dos pacientes eram do sexo masculino, raça branca, faixa etária entre 61 e 70 anos, o setor mais acometido foi a pneumologia. Dos dez pacientes com pneumonia nosocomial 31% foram a óbito.
Palavras-chave: Pneumonia nosocomial
Unidade de terapia intensiva
Fisioterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6905
Data do documento: 23-Set-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanessa_desie_fonzar.pdf242.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.