EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJORGETO, Thalita Alves-
dc.creatorWATANABE, Márcia Mayum-
dc.creatorAGUIAR, Joana Ercília-
dc.creatorGIL, Silvia Grillo-
dc.creatorSILVA, Vladimir Araújo da-
dc.date.accessioned2021-01-28T17:34:32Z-
dc.date.available2007-10-23-
dc.date.available2021-01-28T17:34:32Z-
dc.date.issued2007-10-23-
dc.identifier.issn9788561091002pt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6891-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.titlePROMOÇÃO DO BEM ESTAR AO IDOSO NO MUNICÍPIO FLORESTA-PRpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoRealizar ações estratégicas com o intuito de orientar e conscientizar a população idosa sobre a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida. As estratégias foram elaboradas com auxílio das agentes comunitárias de saúde das unidades básicas de saúde de Floresta – Paraná que constituem duas equipes de programa saúde da Família e convidaram os idosos de suas respectivas micro áreas de abrangência dos quais oitenta destes compareceram em agosto de 2006 no espaço cedido pela unidade. As referidas ações consistiram em: realização de atividades de verificação dos níveis pressóricos, alongamento, relaxamento, orientamos os idosos sobre: auto-cuidado, hipertensão e diabetes, realizamos uma recreação, convidando os idosos à dinâmica da “dança do chapéu”. A interação foi de grande valia para os acadêmicos de enfermagem, reforçando que não devemos somente cuidar da doença e sim de modo holístico do idoso que merece atenção, carinho e compreensão. Na verificação dos níveis pressóricos verificamos que a maioria dos idosos eram hipertensos, mas já faziam o tratamento adequado, o alongamento foi realizado com facilidade, pois apresentavam flexibilidade e independência funcional, o relaxamento com acompanhamento musical levou ao momento de reflexão sobre a vida, saúde, ao encontro do próprio eu. As orientações sobre diabetes e hipertensão levaram os idosos a fazerem perguntas, esclarecidas de forma simples e ampla. Na recreação com a dinâmica da dança do chapéu todos participaram, a alegria contaminou o ambiente fazendo com que houvesse a interação de todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thalita_alves_jorgeto.pdf236.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.