EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6858
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE DIFERENTES SOLUÇÕES NO TRATAMENTO TÓPICO DA CANDIDOSE CRÔNICA ERITEMATOSA EM PACIENTES USUÁRIOS DE PRÓTESE TOTAL
Autor(es): MORIMOTO, Samantha Mayumi
ZANIN, Juliana Carla
VELTRINI, Vanessa Cristina
MORESCHI, Eduardo
Resumo: A candidose é a infecção fúngica oportunista mais comum da mucosa bucal. As manifestações clínicas variam bastante conforme a etiologia e o grau de acometimento. A estomatite por dentadura é um tipo de candidose encontrada em pacientes usuários de prótese total, podendo ser atrófica (máculas) ou hiperplásica (pápulas). Se não for tratada, pode ocasionar desconforto, halitose, prurido, queimação, dor, xerostomia, e ainda, em casos mais graves, se estender para a orofaringe. Foi realizado um estudo com doze pacientes da Clínica de Odontologia do CESUMAR, todos usuários de prótese total e portadores de candidose bucal. Esses pacientes foram divididos em quatro grupos, conforme o protocolo de tratamento: 1)Bicarbonato de Sódio (bochecho e imersão); 2)Hipoclorito de Sódio (imersão); 3)Nistatina (bochecho); 4)Apenas higienização. Um grupo controle-negativo foi adicionado, com indivíduos não-usuários de prótese total e não-portadores de candidose, a fim de servir como referência de normalidade. Dois examinadores coletaram a saliva desses pacientes, acumulada durante 1 minuto, sem estimulação, em uma placa de vidro estéril, e os medicaram na mesma sessão. A saliva coletada foi levada ao Laboratório de Microbiologia do Cesumar e semeada em placas com Sabourad, acrescido de Cloranfenicol, para posterior contagem das unidades formadoras de colônias advindas da candida albicans. Após 15 dias de medicação, a saliva foi novamente coletada e semeada, para que pudesse ser realizada a análise comparativa. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia de diferentes substâncias no tratamento tópico da candidose por dentadura e, em seguida, elaborar um protocolo de abordagem terapêutica.
Palavras-chave: Candidose bucal
Soluções antifúngicas
Estomatite por dentadura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6858
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
samantha_mayuni_morimoto.pdf271.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.