EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6836
Tipo: Artigo de Evento
Título: MONITORAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Autor(es): BERTON, Renata Cristina
JUNQUEIRA, Cássia Menin Cabrini
Resumo: Entre as características dos indivíduos com Síndrome de Down destaca-se alterações auditivas tais como: pavilhão auricular menor, anormalidades na cadeia ossicular, estenose do meato acústico externo, excessiva produção de cerúmen, tamanho reduzido da cóclea. Estas alterações em somatória com a hipotonia generalizada do músculo tensor do véu palatino, prejudica a abertura da tuba auditiva, proporcionando uma pressão negativa na orelha média, resultando em preenchimento da mesma por secreção da nasofaringe, podendo promover infecções de ouvido médio. Sendo assim, se faz necessário um programa de monitoramento auditivo sistematizado pela alta incidência de perda auditiva nestes indivíduos, possibilitando que estas crianças desenvolvam fala e linguagem. Assim, uma melhora significativa da função auditiva pode ser obtida através da detecção precoce da possível privação auditiva, melhorando de forma evidente a atenção e desenvolvimento, proporcionando um progresso significativo na qualidade de vida destes pacientes que passam a apresentar condições clinicas mais adequada e conseqüente melhoria na interação social. Sendo assim, este estudo terá como objetivo caracterizar as condições de orelha média em crianças com Síndrome de Down visando minimizar as possíveis intercorrências da perda auditiva sobre a aquisição e desenvolvimento de linguagem. Após encaminhamento ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do CESUMAR para aprovação e mediante esclarecimento do objetivo da pesquisa, bem como o consentimento por meio de assinatura, o levantamento dos dados será obtido por meio de um questionário sobre a saúde geral e auditiva de 10 crianças com Síndrome de Down, inspeção do meato acústico externo, imitanciometria e pesquisa das Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de Distorção. Os resultados esperados visam a obtenção de curva timpanométrica do tipo B, reflexos acústicos ausentes e na pesquisa das Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de distorção ausentes ou com baixa amplitude.
Palavras-chave: Síndrome de down
Imitanciometria
Emissões otoacústicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6836
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renata_cristina_berton2.pdf204.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.