EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6835
Tipo: Artigo de Evento
Título: A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM UM CASO DE ASSIMETRIA FACIAL VISANDO O APRIMORAMENTO DAS FUNÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO.
Autor(es): BERTON, Renata Cristina
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: A musculatura facial tem participação significativa na exteriorização das emoções e dos sentimentos humanos, bem como na realização de várias funções, tais como mastigação, deglutição, respiração e expressão facial e articulação dos sons na fala. A ocorrência de assimetria facial gera desequilíbrio em todas as funções do Sistema Estomatognático (SE) e na estética da face, prejudicando a auto-estima e o convívio social do indivíduo. Desta forma, a Fonoaudiologia participa do processo de reabilitação das estruturas e das funções do SE, por sua intervenção nas funções da mímica, fala e mastigação, procurando minimizar os efeitos da assimetria facial. A intervenção fonoaudiológica tem por objetivo aperfeiçoar a musculatura e sua simetria em repouso, facilitando o retorno dos movimentos dos músculos responsáveis pela mímica facial e pelas funções realizadas por tais músculos, possibilitando a recuperação da imagem física, emocional e a reintegração social, essenciais para a melhoria da qualidade de vida. A recuperação do tônus, movimento e por fim da própria função, se dá por meio de exercícios isotônicos e isométricos, com posterior prática das funções. As funções do SE devem ser aprimoradas e o trabalho deve enfocar tanto a forma quanto a função. O objetivo deste trabalho é verificar, por meio da intervenção fonoaudiológica, mudanças de tônus muscular e simetria facial, complementadas pelo aprimoramento das funções. A pesquisa será caracterizada pelo estudo de um caso, sujeito do sexo feminino sem diagnostico com relação à possível patologia, que se encontra em tratamento fonoaudiológico na Clinica-Escola de Fonoaudiologia do Cesumar. Após esclarecimento sobre o objetivo da pesquisa e consentimento através de assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, os dados serão colhidos no decorrer das sessões de terapia fonoaudiológica. Espera-se obter, através da realização dos exercícios e realização das funções, o aprimoramento da simetria facial, da mobilidade das estruturas e do desempenho das funções responsáveis pela comunicação oral, respiração e alimentação do paciente, revelando a importância da terapia fonoaudiológica nos casos de assimetria facial.
Palavras-chave: Assimetria facial
Sistema estomatognático
Músculos faciais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6835
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renata_cristina_berton1.pdf205.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.