EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6826
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): DADA, Rafaela Pilegi
PRATI, Roberto Adriano
Resumo: O estilo de vida pode ser determinante de conseqüências físicas e comportamentais nas pessoas. Da mesma forma caso um estilo de vida seja adotado esse comportamento poderá transformar características no ser humano inclusive desenvolvendo doença graves como obesidade, diabetes e cardiopatias. No caso do adolescente, quanto antes tomar decisões para o estilo de vida positivo menores serão as chances de se tornarem adultos doentes e problemáticos. Assim o objetivo deste estudo é analisar o estilo de vida de adolescentes de uma escola estadual da cidade de Marialva-PR. A amostra foi composta por 193 alunos do primeiro ano e 86 alunos do terceiro ano do ensino médio. Como instrumento de medida foi utilizado o Pentáculo do Bem-estar proposto por Nahas, Barros e Francalacci (2000). O instrumento é composto por cinco dimensões de estilo de vida sendo atividade física (AF), nutrição (N), controle do estresse (CS), comportamento preventivo (CP) e relacionamento social (RS). Em cada componente existem três questões que devem ser respondidas com valores de zero (estilo de vida negativo) a três (estilo de vida positivo). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e teste “t” para amostra independente e nível de confiança de 95%. Os resultados indicaram que os alunos apresentam estilo de vida insuficiente e inadequado. As moças apresentam estilo de vida melhor que rapazes na dimensão CP e, ao contrário os rapazes nos componentes AF e CS. Por fim, pode-se observar que quanto mais se aproxima o fim do nível médio mais negativo se torna o estilo de vida dos estudantes.
Palavras-chave: Adolescente
Educação
Estilo de vida
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6826
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafaela_pilegi_dada.pdf261.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.