EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6813
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTUDO MORFOMÉTRICO DO MÚSCULO SÓLEO DE RATOS DA LINHAGEM WISTAR PÓS – IMOBILIZAÇÃO ARTICULAR
Autor(es): OLIVEIRA, Priscila Daniele de
CARRARO, Deisy Carla
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Resumo: Todos os tipos de imobilização contribuem para a atrofia muscular e, em apenas alguns dias os músculos passam por uma diminuição de volume ou perda de função, conhecida como atrofia. Assim, com uma ou duas semanas de imobilização, as atividades metabólicas são consideravelmente reduzidas, suas fibras musculares substituídas por tecido cicatricial fibroso denso. Sendo assim, este estudo terá como objetivo, analisar o efeito da imobilização articular do músculo sóleo do membro posterior de ratos da linhagem Wistar, através da análise morfométrica, no 7o e 14o dia pós imobilização. Serão utilizados 10 Rattus navergicus albinus machos, variedade Wistar, que estarão divididos em dois grupos com 5 animais, sendo o primeiro grupo submetido à imobilização por 7 dias e o segundo por 14 dias. O controle do experimento será obtido, através do membro contralateral direito do respectivo animal. Os animais serão anestesiados com uma associação anestésica de Ketamina (50 mg/Kg -1) e cloridrato de Xilazina (10 mg/Kg -1). A imobilização do membro posterior esquerdo será por meio de uma órtese de resina acrílica. A análise morfométrica do sóleo será realizada através de cortes transversais seriados de 5 μm de espessura. Após a preparação das lâminas, a observação será auxiliada pelo microscópio óptico Olympus BX40 e fotografadas em fotomicroscópio BX50, com equipamento fotográfico PM10AK. Assim, serão analisadas, por meio das imagens obtidas, a quantidade e o volume das fibras musculares juntamente com a densidade do tecido conjuntivo, relacionando ao grupo controle referente à perna contralateral. Espera-se com este estudo conhecer o comportamento dos tecidos conjuntivo e muscular diante da imobilização articular, para melhor fundamentar as intervenções clínicas.
Palavras-chave: Imobilização
Morfometria
Músculo esquelético
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6813
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
priscila_daniele_de_oliveira.pdf218.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.