EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6803
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DOS EVENTOS DE HIBRIDIZAÇÃO ENTRE POPULAÇÕES INTRODUZIDAS E ENDÊMICAS DE Steindachnerina (PISCES, CHARACIFORMES) DO ALTO RIO PARANÁ
Autor(es): MARTIN, Paula Garcia
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
PRIOLI, Alberto José
PRIOLI, Sônia Maria Alves Pinto
Resumo: Steindachnerina insculpta era a única espécie do gênero no terço inferior do alto rio Paraná. Com a submersão dos Saltos de Sete Quedas, um segmento do Médio Paraná passou a ter continuidade com o Alto rio Paraná e populações de Steindachnerina brevipinna foram introduzidas na região. Essas espécies próximas poderiam estar formando híbridos naturais e iniciando um processo de homogeneização genética na região. O principal objetivo deste trabalho foi estabelecer metodologia para caracterização molecular de S. insculpta e S. brevipinna e identificação de possíveis híbridos através da metodologia SPAR. Foram obtidos marcadores moleculares diagnósticos para as duas espécies e dos 50 indivíduos analisados, somente um apresentou a presença de ambos os marcadores das espécies parentais, indicando ser um híbrido natural. Em função do baixo número de indivíduos híbridos encontrados, provavelmente estes são estéreis e não estão retrocruzando com as espécies parentais. Dessa forma não existe riscos, a longo prazo, de introgressão de genes no pool gênico de ambas espécies.
Palavras-chave: Rio Paraná
SPAR
Steindachnerina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6803
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paula_garcia_martin2.pdf485.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.