EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6797
Tipo: Artigo de Evento
Título: FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES: UM ESTUDO EM UNIVERSITÁRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARTICULAR
Autor(es): CAMPANHA, Patrícia Fernanda
ZAI, Renata
NOZAKI, Vanessa Taís
FERNANDES, Carlos Alexandre Molena
MARCON, Sonia Silva
Resumo: O objetivo deste estudo foi de verificar a prevalência de fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares em estudantes universitárias. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26), que tem como finalidade identificar os sujeitos com padrões alimentares anormais e; Teste de Investigação Bulímica de Edimburgo (BITE), cujo objetivo é investigar comportamentos bulímicos e sua gravidade. Foram avaliadas 216 estudantes de uma instituição de ensino superior privada da cidade de Maringá-Pr. De acordo com o EAT-26, 23,61% das alunas apresentaram comportamento alimentar inadequado, indicando a presença de fatores de risco para o desenvolvimento de anorexia nervosa. Em relação à avaliação da bulimia nervosa, foram identificadas 38,42% das alunas com escores superiores ao limite da normalidade. Deste percentual, o BITE revelou que 30,55% das estudantes possuem comportamento alimentar não usual, indicando comportamento de risco. Verificou-se ainda que, 7,87% apresentaram comportamento alimentar compulsivo, o que indica possível diagnóstico de bulimia nervosa. Os dados desta pesquisa demonstram uma alta prevalência de possíveis transtornos alimentares na população estudada, com dados semelhantes e até superiores aos índices obtidos por outros estudos. Esses resultados apontam para uma prevalência crescente de transtornos alimentares entre mulheres jovens, indicando a necessidade de avaliações mais detalhadas e a implementação de programas de intervenção nutricional.
Palavras-chave: Transtornos alimentares
Bulimia nervosa
Anorexia nervosa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6797
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patricia_fernanda_campanha.pdf258.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.