EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6796
Tipo: Artigo de Evento
Título: PERFIL AUDIOLÓGICO DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE WOLFRAM: ESTUDO DE 2 CASOS
Autor(es): DOMINGOS, Paola Cervantes
JUNQUEIRA, Cássia Menin Cabrini
Resumo: A Síndrome de Wolfram é definida pela presença da associação de diabetes mellitus e atrofia óptica em uma mesma família, frequentemente os sujeitos portadores desta síndrome apresentam perda auditiva sensorioneural, alterações do trato urinário e distúrbios neurológicos. A síndrome ainda é conhecida pela sigla DIDMOAD, caracterizada pela presença de diabetes insipidus, diabetes mellitus em 100% dos casos, atrofia óptica e surdez. No entanto a diabetes mellitus, a mais comumente observada na Síndrome de Wolfram, se caracteriza pela deficiência da produção e/ou ação de insulina. Os sintomas auditivos mais observados nos indivíduos que apresentam a Síndrome de Wolfram e este tipo de diabetes são tonturas, zumbidos, perda auditiva sensorioneural bilateral afetando principalmente as freqüências altas, com perda progressiva até as baixas freqüências. A perda auditiva inicia-se nas três primeiras décadas de vida, mas poucos pacientes tornam-se completamente surdos e muitos pacientes se beneficiam de aparelho auditivo. Este estudo tem como objetivo caracterizar a audição de dois sujeitos com Síndrome de Wolfram visando minimizar os efeitos da privação auditiva nestes indivíduos. Após encaminhamento ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar para aprovação e mediante esclarecimento do objetivo da pesquisa, bem como o consentimento através de assinatura, o levantamento dos dados será obtido por meio de um questionário sobre a saúde geral e auditiva de dois indivíduos com vínculo consangüíneo (irmãs) do sexo feminino, sendo uma de 22 anos e a outra de 25 anos, portadoras da Síndrome de Wolfram, inspeção do meato acústico externo, audiometria e imitancio acústica. De acordo com a literatura compulsada, espera-se que na avaliação audiológica os resultados demonstrem uma alteração auditiva do tipo sensorioneural bilateral, podendo apresentar ainda sintomas como zumbido, tontura e sensação de plenitude auricular.
Palavras-chave: Audiometria
Imitancio acústica
Síndrome de wolfram
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6796
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paola_cervantes_domingos2.pdf215.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.