EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6774
Tipo: Artigo de Evento
Título: A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS DE TERCEIRA IDADE
Autor(es): OLIVEIRA, Mário Carneiro de
PERES, André Thomazelli
BIANCHESSI, Andressa Carolina
MARTINS JUNIOR, Joaquim
Resumo: O idoso é um elemento da nossa população que, ultimamente, tem sido alvo de muitos estudos por ser a população que mais cresce no Brasil e no mundo. Esses e outros motivos têm levado a que pesquisadores no mundo inteiro venham demonstrando a importância da atividade física como recurso de grande importância para minimizar a degradação do seu corpo e diminuir as anomalias e doenças decorrentes do processo de envelhecimento. Nesta perspectiva, este estudo tem o objetivo de abordar alguns aspectos do processo de envelhecimento, os benefícios e a importância da atividade física para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos na terceira idade. Salientando-se a necessidade atual de estruturação efetiva de programas que enfatizem a prática de atividades físicas, bem como o engajamento dos profissionais de saúde frente a estas ações, analisar a integração do idoso na sociedade e a contribuição da prática de exercícios no seu aspecto orgânico, funcional e físico. Para tanto, partiu-se de procedimentos bibliográficos, tendo sido abordados os estudos recentes de pesquisadores em publicações de livros e artigos referentes ao assunto. O estudo demonstrou que, além dos aspectos ligados à saúde, as atividades físicas trazem inúmeros benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, aspectos muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças desta fase da vida. Um importante meio de prevenção e promoção da saúde dos idosos através de seus inúmeros benefícios. Pode-se, ao final, concluir que existe uma necessidade atual de estruturação efetiva de programas que enfatizem a prática de atividades físicas pela população idosa, bem como o engajamento dos profissionais de saúde frente a estas ações.
Palavras-chave: Atividade física
Idoso
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6774
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mario_carneiro_de_oliveira.pdf30.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.