EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6770
Tipo: Artigo de Evento
Título: MORFOLOGIA TRÓFICA DE POECILIA RETICULATA (PETERS, 1859) EM DOIS RIACHOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PR
Autor(es): NAVARRO, Milena Prendin
AFFONSO, Igor de Paiva
DELARIVA, Rosilene Luciana
Resumo: A maioria dos cursos de água do município de Maringá está inserida no perímetro urbano ou em áreas de cultivo agrícola, sofrendo diferentes graus de alterações e impactos. Dentro desse contexto, esse trabalho tem por objetivo descrever a morfologia trófica de Poecilia reticulata e correlacionar a ecologia da espécie. Os peixes foram amostrados bimestralmente durante o período de dezembro/2006 a junho de 2007, utilizando peneiras (malha 3/3mm), rede de arrasto (malhagem 0,5 cm), e duas redes de bloqueio (malhagem 0,5 cm) intercaladas em um segmento de 50 metros dentro dos dois riachos, cada um possuindo dois pontos de coleta, com esforço de 20 minutos. Após as coletas os peixes foram fixados em formol 10%. No laboratório os exemplares foram pesados e medidos e seu aparelho trófico desenhado, com o auxílio de um microscópio estereoscópio acoplado à câmara clara. A posição da boca é sub-terminal superior, com dentes nos maxilares superior e inferior, apresentando-se bilobulados e com as extremidades arqueadas. Os dentes faringeais encontram-se dispostos em placas faringeais, com dentículos em forma de acúleo. Foi encontrada uma média de 14 rastros branquiais, curtos com espaçamento entre eles. O estômago possui forma saciforme e não se diferencia visivelmente do intestino, que possui duas voltas na cavidade abdominal. A baixa especificidade na morfologia trófica provavelmente contribui para sua ocorrência generalizada em corpos de água, especialmente aqueles poluídos.
Palavras-chave: Aparato trófico
Poeciliidae
Ribeirões
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6770
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
milena_predin_navarro.pdf81.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.