EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6759
Tipo: Artigo de Evento
Título: FEITO DO CONDICIONAMENTO OSMÓTICO SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ALGODÃO DE FIBRA COLORIDA
Autor(es): SOUZA, Marilda Oliveira de
SEVILHA, Raquel Romão
ZONETTI, Patrícia da Costa
SILVA, Frederico Fonseca da
Resumo: A técnica de condicionamento osmótico permite que as sementes possam ser armazenadas por um longo período sem que perca o vigor, além de permitir que as sementes de um mesmo lote apresentem um mesmo padrão de germinação. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o efeito do condicionamento osmótico na germinação das sementes de algodão de fibra colorida variedades BRS 200, BRS Rubi, BRS Verde e BRS Safira. Para isto, as sementes foram submetidas ou não ao condicionamento osmótico. Os tratamentos foram: 1- sementes embebidas em solução de PEG 6000 a –0,6 mPa por 12 horas a temperatura de 20°C em câmara B.O.D; 2- sementes embebidas em água destilada por 12 horas a temperatura de 20°C em câmara B.O.D.; 3-Testemunha: sementes não condicionadas. As sementes após os tratamentos foram armazenadas por 4 meses. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada através da porcentagem de germinação e o IVG (índice de velocidade de germinação). O condicionamento osmótico afetou negativamente a taxa de germinação das sementes e promoveu atraso na germinação das variedades. Houve uniformidade entre variedades quando as sementes foram pré-embebidas com PEG.
Palavras-chave: Gossypium hirsutum L
Algodão colorido
Condicionamento osmótico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6759
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marilda_oliveira_de_souza.pdf48.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.