EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6758
Tipo: Artigo de Evento
Título: LEITURA E MOTIVAÇÃO
Autor(es): IRIYODA, Luciane dos Santos
OLIVEIRA, Mariana Letícia Furlanetto de
Resumo: Realizaremos um estudo com a 5a, 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental a respeito da leitura e leitores em que se tentará estabelecer uma ligação e descobrir-se a extensão do poder de interferência entre os mesmos. Concomitantemente, estudar-se-á neste, quanto à motivação, o papel decisivo dos iniciadores dos indivíduos à leitura, sejam família ou escola; e o que induz alguns alfabetizados a tornarem- se leitores efetivos, ou seja, que se realizam em uma leitura e a buscam por prazer, e outros – a grande maioria da população brasileira – a se restringirem à leitura estritamente necessária ou acidental, partindo- se do princípio que saber ler, de fato, é muito mais que decodificar palavras, e tratando-se de leitores, se ambiciona demonstrar a transformação de vida, opiniões, atitudes e posicionamentos que leituras bem realizadas podem trazer aos mesmos. Ainda sobre leitores, espera-se apontar caminhos e sugestões para, além de incentivar o hábito da leitura, desenvolver o gosto pela mesma na infância e adolescência, tornando possível a formação à longo prazo de leitores críticos e cidadãos conscientes. Em relação à motivação mediada pelos formadores dos futuros leitores, também se pretende explanar acerca de sua e necessidade, reafirmando-se que existem papéis insubstituíveis na formação dos indivíduos, inclusive a literária. Para tanto, desejamos tornar possível o contato dos alunos com livros de literatura infanto-juvenil da Literatura Brasileira, onde distribuiremos duas obras do mesmo tema entre os alunos (a leitura das obras será feita através de rodízio das mesmas, em função da dificuldade de conseguir a quantia adequada de títulos de uma mesma obra), após a contextualização do tema abordado através de filmes e/ou artigos de meios periódicos, para que os mesmos possam realizar uma leitura acompanhada e mediada. Após a leitura proposta, irá se desenvolver uma gincana lúdica envolvendo os saberes adquiridos através dos livros e o tema dos mesmos serão tabulados e analisados.
Palavras-chave: Adolescente
Leitura
Motivação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6758
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_leticia_furlanetto_de_oliveira.pdf30.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.