EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRICOLDY, Mariana da Silva-
dc.creatorJACOBY, Lenise-
dc.creatorSALADO, Gersislei Antônia-
dc.creatorNOZAKI, Vanessa Taís-
dc.date.accessioned2021-01-26T14:47:14Z-
dc.date.available2007-10-23-
dc.date.available2021-01-26T14:47:14Z-
dc.date.issued2007-09-23-
dc.identifier.issn9788561091002pt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6754-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerfil antropométricopt_BR
dc.subjectLactentespt_BR
dc.subjectConhecimento maternopt_BR
dc.titlePERFIL ANTROPOMÉTRICO DE LACTENTES COM DIFERENTES TIPOS DE ALEITAMENTOpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO trabalho proposto teve como objetivo conhecer o perfil antropométrico de lactentes com diferentes tipos de aleitamento. O estudo foi de natureza transversal com coletas de dados primários e secundários, sendo a amostra composta por 26 crianças, com idade entre 0 a 12 meses, divididas em dois grupos, grupo A para aleitamento materno exclusivo e grupo B para outros tipos de aleitamento ou alimentação. Para conhecer o perfil antropométrico foram coletados dos prontuários dados com peso e comprimento, assim como a idade e o tipo de aleitamento consumido por elas, e através destes dados coletados serão calculados: peso para idade (P/I), comprimento para idade (C/I), peso para comprimento (P/C) sob a forma de Escores Z. Além disso, foi realizado um questionário semi-estruturado com os cuidadores das crianças, para saber o grau de conhecimento dos mesmos sobre aleitamento materno, e este foi analisado com estatística descritiva. Os principais resultados revelaram que não houve diferença significativa entre os dados coletados do grupo A e B, porém foi possível verificar a existência de crianças com baixo peso e comprimento para idade no grupo B, outro fator importante encontrado foi à diferença de idade entre as crianças dos grupos, sendo as do grupo B mais velhas. Os cuidadores apresentaram um bom conhecimento sobre aleitamento materno, o que não garantiu o sucesso do mesmo, sendo encontrado um alto índice de desmame precoce na amostra. Podendo assim, concluir que apenas conhecer a importância do aleitamento materno não determina a realização do mesmo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_da_silva_ricoldy2.pdf52.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.