EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6748
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006
Autor(es): COSTA, Maria Goreti Manchini da
HEREK, Sandra Alves de Oliveira
MARUTTI, Gislaine Aparecida
PIFFER, Isabela Breschiliare
CAMARGO, Calvino
Resumo: Conhecer o perfil da clientela e suas respectivas demandas de atendimento psicológico em clínica - escola é um procedimento que pode contribuir, de forma significativa, tanto para as discussões e reflexões sobre as práticas preventivas em psicologia e saúde, quanto para a verificação das condições de oferta dos serviços prestados às diferenciadas solicitações da comunidade. Trata-se de uma pesquisa cuja coleta de dados foi feita nos arquivos da clínica – escola CESUMAR do curso de psicologia, em prontuários de pacientes inscritos e que iniciaram o atendimento psicológico em 2005 e 2006, escolhido por sorteio. Para análise dos dados foram utilizados procedimentos estatísticos, na modalidade descritiva e os dados foram emparelhados considerando as seguintes categorias: a) Caracterização dos Sujeitos – idade, sexo, religião, escolaridade e profissão; b) - caracterização sócio-demográfica – bairro/cidade, tipo de moradia e número de pessoas que residem com o sujeito. Destacam-se nessa pesquisa a predominância dos sujeitos com idade entre 25 a 59 anos, 51,32%. A procura dos serviços de atenção psicológica tem com predominância da população feminina com 65%. Contatou que clínica – escola recebe pessoas de diferenciadas localidades do Município de Maringá bem como da região, com destaque aos seguintes bairros: zona sete com 23%, região que se localiza nas proximidades da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Jardim Aclimação com 17%, Centro com 16%, e 10% vem de outras cidades da região. O que parece demonstrar o alcance e o grau de credibilidade nos serviços oferecidos bem como sua relevância social como equipamento de tratamento em saúde mental.
Palavras-chave: Atendimento psicológico
Perfil de população
Relevância social do serviço
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6748
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maria_goreti_manchini_da_costa.pdf49.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.