EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6745
Tipo: Artigo
Título: LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DAS ESPÉCIES ORNAMENTAIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ (CESUMAR), MARINGÁ, PARANÁ
Autor(es): SILVA, Margarete Veiga da
NARIAI, Márcia Akemi
NICOLINI, Juliana Tereza
GARCIA, Letícia Mônica
ZONETTI, Patrícia da Costa
Resumo: O Campus Universitário do CESUMAR localiza-se em Maringá, região Norte do Estado do Paraná. De uma forma geral o Campus apresenta diferentes áreas florísticas em destaque para plantas ornamentais, compondo todo o arsenal paisagístico do local de acesso à comunidade acadêmica. Grande parte das plantas que compõe o aspecto paisagístico são espécies exóticas, as quais podem trazer prejuízos a fauna local e a própria flora. Este trabalho tem o objetivo de analisar o componente florístico ornamental das áreas dos blocos 2 e 3 do Campus Universitário do CESUMAR, de forma a quantificar o número de espécies, identificar a espécie e caracterizá-la como nativa ou exótica. Para isso, foram realizadas saídas semanais, onde os materiais botânicos foram identificados utilizando métodos tradicionais de coleta, análise de exsicatas e consultas de literatura específica. Foram registrados 225 indivíduos, 17 espécies de plantas, e 14 famílias dentre estas, arbóreas e arbustivas. 29,4% das espécies são nativas e 70,6% são exóticas, sendo a maior parte originária da China e do Japão. Essas informações podem ser úteis para a elaboração de planos de manejo no local visando à utilização de plantas ornamentais adequadas.
Palavras-chave: Levantamento florístico
Plantas ornamentais
Planejamento florístico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6745
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
margarete_veiga_da_silva.pdf76.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.