EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6744
Tipo: Artigo
Título: UTILIZAÇÃO DA MOXIDECTINA ASSOCIADA AO EPICOR ® NO TRATAMENTO DA DEMODICIOSE CANINA
Autor(es): PASSOS, Marco Aurélio Afonso dos Santos Veríssimo dos
LIBERATI, Marcela Nunes
BETTINI, Carlos Maia
Resumo: O experimento será realizado com dez cães, que receberão a mesma alimentação e ficarão enjaulados no Hospital Veterinário do Cesumar, sendo divididos em dois grupos de cinco animais. O grupo ® 1 será tratado com Moxidectina e o grupo 2 com Moxidectina associada ao EpiCor . Para seleção dos animais, serão realizados raspados profundo de pele, coleta de sangue para análise hematológica e exame histopatológico, realizado através de “punch” cutâneo sobre as áreas lesionadas. O material coletado será encaminhado ao laboratório de histopatologia do Hospital Veterinário do Cesumar, para confirmação do diagnóstico. O principal objetivo será comparar os dois tipos de tratamento em cães com demodiciose. Esta ® doença se estabelece devido à imunossupressão do indivíduo, portanto será utilizado EpiCor , sendo este um imunoestimulante. Periodicamente, os animais serão avaliados através de hemograma e raspado profundo de pele, para verificar a influência dos tratamentos. Os animais serão submetidos ao tratamento por um período de seis meses consecutivos. Os dados serão correlacionados e analisados individualmente. ® No entanto, espera-se que o tratamento com Moxidectina associada ao EpiCor , traga melhores resultados comparado ao tratamento com apenas Moxidectina. Devido à dificuldade na obtenção de bons resultados ® no tratamento convencional de demodicioses, acredita-se que o medicamento EpiCor associado à Moxidectina, agirá como um adjuvante na terapêutica desta doença, contribuindo assim para o avanço científico na área de dermatologia veterinária. Espera-se, portanto que, com o uso desta associação, seja solucionada a demodiciose dos animais, pois teoricamente, o uso de imunoestimulante em conjunto com endectocida, proporciona uma melhora imunológica e consequentemente eliminação do ácaro, já que a demodiciose surge principalmente por queda de imunidade (imunossupressão).
Palavras-chave: Cães
Endectocida
Imunoestimulante
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6744
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marco_aurelio_afonso_dos_santos_verissimo_dos_passos2.pdf31.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.