EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6738
Tipo: Artigo
Título: A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO EM SANTA EVITA DE TOMÁS ELOY MARTÍNEZ
Autor(es): RODRIGUES, Marcelo
GÓIS, Fernanda Santos de
COELHO, Maria Josele Bucco
Resumo: Segundo Esteves (1998), tanto a literatura como a história são constituídas de material discursivo e permeadas pela organização subjetiva da realidade. Na literatura hispano-americana a profunda vinculação entre história e literatura leva ao surgimento em 1974 de um novo subgênero, o Novo Romance Histórico. Este se caracteriza pela busca, entre as ruínas da história, do indivíduo perdido por detrás dos acontecimentos. Neste processo, as fronteiras entre ficção/história são muito tênues e o novo romance histórico não objetiva a construção de uma contra-memória, de uma desmistificação da história oficial e sim a recuperação do imagiário e das tradições de uma comunidade. Embora tenha surgido no chamado boom da literatura hispano-americana, os críticos logo identificaram a rápida proliferação deste subgênero. Em 1995, o argentino Tomás Eloy Martínez, publicou o romance Santa Evita, obra que se insere na dita modalidade. A protagonista do romance publicado por Martínez e um dos ícones da história argentina, é Eva Duarte Perón – Evita, como ficou conhecida. Trata-se da história de uma das mulheres mais importantes e poderosas da década de 40. Sua elegância e carisma, aliados a sua profunda dedicação aos pobres e miseráveis, converteram-na numa líder política popular, quase uma santa. Contrária às manifestações de esquerda, Evita foi a responsável pela implantação do voto feminino na Argentina. Assim sendo, esse trabalho, consciente da ambigüidade da figura de Evita, tem como objetivo, a partir dos pressupostos teóricos que norteiam a crítica feminista, fazer uma análise da representação desse personagem na obra de Martínez e delinear como se construiu na narrativa a figura de Eva.
Palavras-chave: Crítica feminista
Novo romance histórico
Santa Evita
Tomás Eloy Martínez
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6738
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcelo_rodrigues.pdf218.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.