EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6736
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO MICELIAL DE Pleurotus ostreatoroseus Sing EM DIFERENTES RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS
Autor(es): REIS, Marcela Funaki Dos
DUCCA, Fabiane
FERDINANDI, Damiana Aparecida
ROSADO, Fábio Rogério
Resumo: Pesquisas na área de cultivo de cogumelos comestíveis tem como finalidade o aperfeiçoamento de técnicas que reduzam os custos de produção, utilizando como substratos resíduos agrícola e agroindustriais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a velocidade de desenvolvimento micelial de Pleurotus ostreatoroseus Sing em substratos lignocelulósicos. O isolado 016CCB foi cedido pelo Instituto de Botânica de São Paulo e cultivado em resíduos encontrados na região de Maringá-PR. Sendo Resíduo de Algodão, composto de sementes, casca e polpa; Ligustre composto de casca e folhas, Ligustre Suplementado com farelo de arroz a 20% e Serragem de Eucalipto suplementada com farelo de arroz a 20%, e o controle se constituiu de Grãos de Trigo. Diariamente foram efetuadas contagens através de duas réguas quadriculadas em 10 setores de 1cm 2 cada. O tempo médio de desenvolvimento micelial foi calculado seguindo a metodologia para tempo médio de germinação de sementes. Após inoculação foram mantidos a 25oC em ausência total de luz para desenvolvimento micelial. A partir do 3o ao 12o dia foram efetuadas as medidas. Os dados foram analisados estatisticamente utilizando o programa SISVAR. Os substratos Resíduo de Algodão e Ligustre apresentaram total colonização no 12o dia de observação. O controle mostrou-se intermediário entre os tratamentos. Os substratos Ligustre e Serragem Suplementados apresentaram crescimento inferior necessitando de um maior tempo de cultivo.
Palavras-chave: Cogumelos comestíveis
Pleurotus ostreatoroseus
Resíduos lignocelulósicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6736
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcela_funaki_dos_reis.pdf265.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.