EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6732
Tipo: Artigo
Título: ASPECTOS MORFOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE ALTERAÇÕES TESTICULARES EM CÃES
Autor(es): ASSIS, Maisa Martins Quirilos
ASSIS, Hemir Martins Quirilos
TOSTES, Raimundo Alberto
Resumo: As alterações testiculares em cães constituem um amplo grupo de desordens com impacto sobre a fertilidade e o comportamento sexual dos animais acometidos. No âmbito da clínica médica e reprodução de pequenos animais as alterações testiculares compreendem um grupo dos mais importantes. O conhecimento da prevalência destas alterações bem como de suas características morfológicas é capital para desenvolver estratégias de abordagem de diagnóstico em cães com desordens testiculares e também para estabelecer um perfil epidemiológico destas alterações. É importante que sejam observadas e pesquisadas as alterações testiculares em cães da região de Maringá a fim de reconhecer a sua prevalência e a freqüência. No presente estudo, foram avaliados 106 cães para o estudo de alterações testiculares. Os testículos foram colhidos a partir de amostras encaminhadas ao Laboratório de Anatomia Patológica do CESUMAR. A média de idade dos animais afetados foi de 06 anos de idade. As raças mais acometidas foram Rottweiler, S.R.D. e Pastor alemão. As alterações foram agrupadas em congênitas e adquiridas. Nas adquiridas, agrupadas em alterações degenerativas, inflamatórias, vasculares e neoplásicas. As alterações degenerativas exibiram a maior prevalência 52,8% das alterações adquiridas. As alterações inflamatórias corresponderam a 31,2% das adquiridas e as alterações neoplásicas corresponderam a 14,34%. Dentre as neoplasias, foram encontrados 13 casos de seminoma, 12 casos de sertolioma e 07 casos de leydigocitoma. Os resultados indicam uma alta prevalência de alterações testiculares em cães, afetando, mormente cães adultos a idosos, e em muitos casos, sem evidência clínica e/ou morfológica de disfunção reprodutiva.
Palavras-chave: Testículo
Degeneração
Neoplasia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6732
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maisa_martins_quirilos_assis.pdf230.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.