EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6719
Tipo: Artigo
Título: QUEBRA DE DORMÊNCIA DE SEMENTES DE PAU-FERRO (Caesalpinia ferrea M.) ATRAVÉS DE MÉTODOS QUÍMICOS E FÍSICOS
Autor(es): NEGRI, Luciana Catarina Galiani
ROSA, Anderson Ferreira
ZONETTI, Patrícia da Costa
Resumo: Com o objetivo de colaborar com o processo de reflorestamento, produção de mudas de espécies arbóreas nativas e com a uniformização do crescimento das mudas em grandes escalas foram aplicadas técnicas químicas e físicas nas sementes de pau-ferro (Caesalpinia ferrea M.). As sementes foram submetidas a tratamentos de submersão em ácido sulfúrico (por cinco segundos), imersão em água quente (± 80oC, por cinco minutos) e escarificação com lixa. As sementes foram dispostas em placa tipo gerbox com papel filtro (germitest) umedecido. O ensaio permaneceu em câmara B.O.D. As sementes foram monitoradas até que ocorresse a protusão da radícula. Foi avaliado a %G (porcentagem de germinação) e o IVG (índice de velocidade de germinação). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias entre tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A análise dos resultados demonstrou que o tratamento de maior eficácia foi a escarificação mecânica, proporcionando 80% de taxa de germinação, em seguida a imersão em ácido sulfúrico proporcionando 54%. O tratamento com água quente mostrou-se inviável. Os resultados de IVG se mostraram favoráveis com os tratamentos de escarificação, no qual ocorreu 14,85 no de sementes germinadas/tempo e submersão em ácido sulfúrico, com 8,81 no de sementes germinadas/tempo. O melhor método testado para a quebra de dormência das sementes da espécie Caesalpinia ferrea M. foi a escarificação com lixa.
Palavras-chave: Dormência de sementes
Caesalpinia ferrea M
Escarificação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6719
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciana_catarina_galiani_negri.pdf273.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.