EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6709
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Autor(es): SCOLARO, Letycia Longhi
MELLA, Eliane Aparecida Campesatto
Resumo: A depressão é definida como uma síndrome de vários mecanismos patogênicos e etiológicos, oriundos de um déficit de neurotransmissores monoaminérgicos. Estima-se que acometa de 3% a 5% da população geral. Tal doença é facilmente reconhecida através de seus sintomas característicos. Indivíduos com quadros depressivos diminuem o rendimento no estudo, no trabalho e em seus afazeres cotidianos. Atualmente, em nosso sistema social, a juventude pode ser considerada um dos segmentos especialmente sobrecarregados e/ ou desprotegidos, devendo ser de prioridade na demanda de esforços para proteção e promoção da saúde. Este trabalho teve por objetivo avaliar o uso de antidepressivos por estudantes de uma Instituição Superior. Sabendo que os acadêmicos sofrem de altos níveis de estresse, ansiedade e depressão, além de dificuldades nos relacionamentos interpessoais, dependência de álcool e outras drogas e até tentativa de suicídio, aplicou-se um questionário a 368 acadêmicos onde foi possível analisar o uso de antidepressivos nesta população especial. A amostra foi admitida partindo do total de alunos do centro universitário com confiança de 95% e um erro de 5%. A prevalência do uso de antidepressivos foi maior que o acometimento a população geral e os medicamentos utilizados pertenciam ao subgrupo químico terapêutico de Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina.
Palavras-chave: Antidepressivos
Depressão
Estudantes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6709
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
letycia_longhi_scolaro.pdf46.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.