EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6702
Tipo: Artigo
Título: O CUIDADO PRESTADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(es): PEREIRA, Aline Paula
MELO, Emanuele Pereira de
RIBEIRO, Fernanda Gonçalves
FRANCISCO, Lais Daiane
MARATTI, Tatiana
Resumo: O Programa Saúde da Família – PSF foi implantado no Brasil em 1994, caracterizando-se como uma estratégia que prioriza as ações de promoção e recuperação da saúde dos indivíduos e da família, do recém-nascido ao idoso, sadios ou doente, de forma integral e contínua. O câncer é uma classe de doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células aberrantes. O PSF deve em sua atuação abranger todos os tipos de pacientes, com suas mais diferentes necessidades. O objetivo é identificar como é o cuidado prestado pela equipe do PSF sob a ótica do paciente oncológico em sua área de abrangência. O estudo de caráter quantitativo foi desenvolvido com 15 pacientes oncológicos, atendidos pelas equipes do PSF de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), do noroeste do Estado do Paraná. A coleta de dados ocorreu durante os meses de julho e agosto de 2007, através de um questionário individual. Os resultados demonstraram que 13% não recebem nenhuma visita, 53% recebem 1 visita, 27% recebem 2 visitas e 7% recebem 3 visitas ou mais ao mês. Quanto aos profissionais que já fizeram a visita os agentes comunitários de saúde, estão em 100%, os auxiliares de enfermagem 40%, o enfermeiro em 27% e os médicos estão presentes em 13%. Pode-se notar que 53% receberam orientação sobre a nutrição e exercícios físicos, 60% sobre o uso correto das medicações, em 40% foram verificados os sinais vitais e 27% dos pacientes receberam orientação quanto à diminuição dos efeitos colaterais.
Palavras-chave: tenção básica
Paciente oncológico
Programa saúde da família;
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6702
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lais_daiane_francisco.pdf245.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.