EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6688
Tipo: Artigo de Evento
Título: A DOENÇA DE PARKINSON E O EFEITO TERAPÊUTICO DA LEVODOPA
Autor(es): NEIRO, Jéssica Geovana Simões
SOUZA, Nastia Branca Bernardelli Lacerda de
LEANDRO, Maria Emília Oliveira
CÂNDIDO, Flávio Luis Ribeiro
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
Resumo: A doença de Parkinson é uma afecção degenerativa do Sistema Nervoso Central que acomete principalmente o Sistema Motor. Atualmente, há quatro hipóteses principais para a causa do Mal de Parkinson: A ação de toxinas ambientais, substâncias que podem destruir neurônios da substância negra; o acúmulo de radicais livres produzidos normalmente durante a metabolização da dopamina, mas que em grande quantidade são nocivos aos neurônios; anormalidades nas mitocôndrias, estruturas celulares que fornecem energia e produzem normalmente pequenas quantidades de radicais livres e predisposição genética, que pode aumentar o risco de perda de neurônios, por exemplo devido a uma maior sensibilidade a toxinas ambientais. É uma doença crônica e progressiva, os principais sintomas são tremores, rigidez muscular, lentidão de movimento e alterações posturais; podem ocorrer também comprometimento da memória, de pressão, alterações de sono e distúrbios no Sistema Nervoso Autônomo. A levodopa é o principal medicamento usado para combater a doença. Sendo nosso objetivo verificar o efeito terapêutico deste medicamento na doença de parkinson Os dados foram coletados através de artigos científicos, livros de farmacologia e revistas com pesquisas ligadas ao assunto. Conclui-se que este é um medicamento eficaz, entretanto devido aos efeitos colaterais, é indicado que não seja administrado no início da doença, deve ser reservada para uma fase mais avançada, seria a primeira escolha em pacientes idosos acima de 70 anos ou em pacientes com grande incapacidade motora e prejuízo dos reflexos posturais.
Palavras-chave: Efeito terapêutico
Levodopa
Parkinson
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6688
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jessica_geovana_simoes_neiro.pdf228.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.