EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6672
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANALISANDO A VISITA PRÉ-OPERATÓRIA DE ENFERMAGEM: O ENFOQUE DO CLIENTE
Autor(es): TONIOL, Carlos Emilio
MACEDO, Juice Ishie
Resumo: O procedimento cirúrgico é momento muito traumático na vida do paciente que sofre intervenção, a equipe multidisciplinar de saúde tem que adequar medidas para que esse tratamento cirúrgico seja o menos traumático possível, a sistematização do serviço de enfermagem é um dos meios para que se tenha sucesso nesse tratamento. O presente estudo tem por objetivo, fazer um estudo da visita pré-operatória de enfermagem com o enfoque do paciente, analisando a contribuição dessa visita como uma estratégia de sistematização do serviço de enfermagem e a promoção da melhoria da assistência de enfermagem ao cliente cirúrgico. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória e descritiva com uma aplicação de um questionário na visita pré-operatória e acompanhado o trans-operatório e após sua recuperação do processo anestésico cirúrgico no pós-operatório, foi aplicado um pós teste. O estudo foi realizado em um hospital geral de cunho filantrópico de médio no noroeste do PR. A amostra colhida deu-se num total de 15 pacientes, identificados aleatoriamente, nas especialidades cirúrgicas dos entrevistados notou-se maior prevalência em cirurgia do aparelho digestivo com 33,33% e das cirurgias ortopédicas 33,33%, isto se deve pelo caráter da instituição que é referência no atendimento de ortopedia, as dúvidas mais freqüentes em relação a anestesia e no procedimento cirúrgico, com 46,66% de toda a amostra tiveram dúvidas e em relação ao procedimento cirúrgico 66,66% apresentaram dúvidas em relação ao procedimento cirúrgico.Conclui-se que a visita pré-operatória de enfermagem permite o levantamento e abordagem ao paciente cirúrgico, permitindo uma assistência individualizada, sistematizada e avaliada.
Palavras-chave: Visita pré-operatória
Enfermagem
Cliente cirúrgico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6672
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juice_ishie_macedo.pdf51.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.