EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6663
Tipo: Artigo de Evento
Título: SENTIMENTOS DOS FAMILIARES/CUIDADORES DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
Autor(es): SANTOS, Gislaine dos
GEREMIAS, Josiane Ferreira de Mello
QUEIROZ, Maria Ivoneide Silva de
AGUIAR, Joana Ercilia
Resumo: Com o envelhecimento populacional, nota-se o aumento das doenças crônicas degenerativas como os distúrbios demenciais com incidência e prevalência entre os idosos a partir dos 60 anos. Entre elas a mais freqüente é a doença de Alzheimer (DA), que é um distúrbio degenerativo, progressivo, e irreversível, com danos cognitivos, sendo os primeiros sinais a incapacidade de recordar eventos recentes, depois perda total da memória. É uma patologia que envolve as famílias dos portadores que precisam se dedicar aos cuidados tendo sua vida comprometida, e sem receber apoio, preparo ou treinamento específico, gerando desgaste físico e emocional. Estima-se que os portadores de DA supera 15 milhões em todo o mundo, e no Brasil 500 mil pessoas. Sendo assim a DA é reconhecida em nossa sociedade como um problema de saúde pública. Essa pesquisa tem o intuito de identificar os sentimentos dos familiares cuidadores em relação a DA, o cuidado prestado ao portador de doença crônica degenerativa. Os dados foram coletados nas reuniões do grupo de apoio e nos domicílios com o familiar/cuidador e analisados através da livre expressão de cada participante, a fim de identificar suas dificuldades enfrentadas no cuidado ao portador de DA. Os resultados mostram que todos os entrevistados sentem-se incapaz perante a patologia, prestam o cuidado com dificuldade, resultando em um desgaste físico e emocional por falta de um preparo adequado, a orientação e ajuda da equipe de enfermagem, em relação ao cuidado e as necessidades que irão surgir podem amenizar esses sentimentos.
Palavras-chave: Alzheimer
Enfermagem
Família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6663
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
josiane_ferreira_de_mello_geremias.pdf42.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.