EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6659
Tipo: Artigo de Evento
Título: NEPOTISMO NO BRASIL E SEUS REFLEXOS NOS COFRES PÚBLICOS
Autor(es): MARTINE, Jordana Maria Pura
MENDONÇA, Indianara Tainá Carvalho
MACIEL, Cássia Giseli Beraldo Pereira
Resumo: A terminologia “nepotismo” é utilizada como referência ao favorecimento de parentes, em nomeação ou elevação de cargos públicos, bem como amigos que podem ser “postos” nestes cargos. São chamados de “cargos de confiança”, onde não ocorrem concursos para que estas vagas sejam preenchidas, sendo que estas pessoas são apadrinhadas com um emprego. Isto acaba por gerar uma discussão perante a, sociedade, já que muitos cidadãos não concordam que estas pessoas sejam contratadas, pois interfere no erário, mexendo assim no bolso da sociedade. Sendo assim este trabalho visa esclarecer toda esta questão de que é ou não constitucional a contratação feita pela Administração Pública, segundo a Constituição Federal de 1988, como também verificar a situação dos cofres públicos, se estes sofrerão ou não com tudo isto, já que o problema principal que o nepotismo trata, não é contratar e sim verificar a capacidade desses contratados para desenvolver tal função, averiguando o salário pago, se equivale com o cargo. Os dados para realização deste trabalho foram obtido através de coleta de material em bibliografias, Internet, doutrinas, jurisprudências e leis, sendo os mais atuais possível, tanto como posicionamentos do STF, analisando as demissões já ocorridas, como também o prejuízo causado ao erário, até o momento de findar-se o trabalho.
Palavras-chave: Administração pública
Contratação de parentes
Nepotismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6659
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jordana_maria_pura_martine.pdf42.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.