EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6638
Tipo: Artigo de Evento
Título: DETERMINANTES CAUSAIS COMO INDICADORES DO TRATAMENTO DA ANOREXIA NERVOSA
Autor(es): CARVALHO, Jacira Monteiro
JACOB, Juliana
DUTRA, Kléia Matos
DIAS, Maria Joana
SOUZA, Milena da Silva Mostarda de Paula de
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
Resumo: A anorexia é um transtorno no comportamento alimentar com a distorção na auto-imagem corporal, sendo sua principal característica o medo mórbido de engordar e uma forma pervertida de realizar a restrição alimentar. O objetivo deste trabalho foi compreender os fatores causais abordando os aspectos socioculturais, os aspectos biológicos, psicológicos e algumas opções de intervenção, tais como a associação psicoterápicas e medicamentosa. A metodologia utilizada compreendeu revisão bibliográfica, com a coleta de dados literários referente ao tema transtorno alimentar do tipo anorexia nervosa. De acordo com levantamento dos dados verificou-se que, dentro dos aspectos biológicos a anorexia nervosa é descrita como uma doença que leva à inanição devido à perda excessiva de peso que ocorre de forma auto-imposta, associada com grande desgaste físico, foi constatada, também que há influência de fatores genéticos. No aspecto psicológico, há indícios de que pacientes portadores desta doença apresentam um medo extremo de ganhar peso e mostram uma desordem na auto-percepção da imagem corporal, pois neste caso, o individuo vê a si próprio como gordo mesmo sendo magro. Quanto ao aspecto sócio-cultural a ocorrência desse transtorno esta associada principalmente às influências culturais e mercadológicas que valorizam o corpo esbelto e esguio da mulher. A analise das causas determinantes evidenciou que um tratamento na anorexia nervosa deve contemplar uma abordagem multidisciplinar, associando intervenções psicofarmacológicas, psicoterápicas ( indivíduo e família) e nutricional.
Palavras-chave: Anorexia nervosa
Aspectos biológicos
Psicológicos
Socioculturais transtorno alimentar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6638
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jacira_monteiro_carvalho.pdf252.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.