EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6637
Tipo: Artigo de Evento
Título: DIFERENTES DIETAS ALIMENTARES E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO.
Autor(es): RAUBER, Izamara Maria Fachim
KIST, Cristiane Patrícia
BAUMGARTNER, Lucas
SALING, Simoni Cristina
NAKATANI, Margarete
Resumo: Para o desenvolvimento saudável é necessário uma dieta alimentar equilibrada e diferenciada, que se resume basicamente na ingesta de proteínas, lipídios e carboidratos. Os hormônios regulam o crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas, e regulam o metabolismo. Para o desenvolvimento é importante a interação entre a energia e constituintes celulares encontrados na alimentação e, os hormônios que estarão regulando as funções metabólicas. Para esta pesquisa foram utilizados nove pintainhos machos recém-nascidos, divididos em três grupos, que diferiam na alimentação que era específica para cada grupagem. O grupo R1 foi submetido à dieta de milho moído e água, enquanto o grupo R2 à ração inicial para frangos enriquecida com proteínas, e água, e o grupo R3 à ração inicial para frangos enriquecida com proteínas e sacarose 50%, além de água. Após as duas semanas de observação, o grupo R1 teve menor desenvolvimento estrutural, enquanto R2 apresentou maior crescimento e R3 mostrou desenvolvimento intermediário. Estes resultados mostram que os componentes da dieta são muito importantes durante a fase de desenvolvimento inicial do indivíduo e que podem interferir em sua estrutura. Estes resultados somados aos efeitos de hormônios do desenvolvimento como os do hormônio do crescimento (GH) podem ser importantes aliados no tratamento de disfunções de desenvolvimento.
Palavras-chave: Alimentação
Desenvolvimento
Hormônio do crescimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6637
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
izamara_maria_fachim_rauber.pdf542.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.