EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6632
Tipo: Artigo de Evento
Título: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEIXAS E CONDUTAS TERAPÊUTICAS INDICADAS NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR
Autor(es): PIFFER, Isabela Breschiliare
MARUTTI, Gislaine Aparecida
COSTA, Maria Goreti Manchini da
HEREK, Sandra Alves de Oliveira
CAMARGO, Calvino
Resumo: Este trabalho visa caracterizar as queixas e as condutas terapêuticas indicadas na Clínica escola de Psicologia do Cesumar. As clínicas escolas de Psicologia têm como finalidade possibilitar o treinamento de alunos através da aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. As queixas são identificadas quando são reconhecidas as alterações ou mudanças nos padrões de comportamento comum. Estudar as queixas e as condutas terapêuticas indicadas para atendimento psicológico em clínica – escola é um procedimento que pode contribuir, de forma significativa, tanto para as discussões e reflexões sobre as práticas preventivas em psicologia e saúde, quanto para a verificação das condições dos serviços prestados às demandas específicas da comunidade. Trata-se de uma pesquisa documental, cuja coleta de dados foi realizada nos arquivos da clínica escola do curso de psicologia do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, de pacientes inscritos entre os anos de 2005 e 2006. Utilizou-se de procedimentos estatísticos, os dados foram emparelhados, considerando as seguintes categorias: identificação do problema – queixa inicial e conduta terapêutica indicada. Fornecendo assim, subsídios para discussões sobre as características do serviço prestado à população que procura a clínica - escola. Podemos concluir que a maior incidência das queixas concentrou-se nas queixas múltiplas, 51% dos pacientes atendidos, ou seja, mais de uma queixa específica e nas queixas afetivo-emocional, com 22% dos sujeitos pesquisados. Foi percebido ainda que uma quantidade significativa dos atendimentos ocorreu na abordagem psicodinâmica (teoria psicanalítica). O que pode indicar uma certa preferência por parte dos alunos e professores por essa forma de abordagem do processo terapêutico.
Palavras-chave: Tratamento psicológico
Conduta terapêutica
Queixa inicial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6632
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
isabela_breschiliare_piffer.pdf247.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.