EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6627
Tipo: Artigo de Evento
Título: ASPECTOS REPRODUTIVOS E RIQUEZA DE ESPÉCIES DA ANUROFAUNA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR
Autor(es): AFFONSO, Igor de Paiva
SILVA, Emanuel Giovani Cafofo
DELARIVA, Rosilene Luciana
Resumo: Os anuros apresentam comportamentos reprodutivos relativamente conspícuos e são fundamentais para a manutenção da qualidade do meio-ambiente. Este estudo teve por objetivo caracterizar a ocorrência de espécies de anuros presentes na região de Maringá, dando ênfase à descrição dos ambientes de reprodução e temporada de vocalização. As amostragens foram realizadas entre os meses de agosto de 2006 e julho de 2007, em quatro locais previamente definidos na zona rural do município de Maringá. Durante a estação seca cada localidade foi visitada uma vez por bimestre, durante a estação chuvosa essa visita foi mensal. As coletas tiveram início às 17h e término mínimo às 00h, e utilizou-se o método de captura ativa por perseguição. Os animais encontrados durante as amostragens foram identificados, medidos e soltos, sendo que 05 exemplares de cada espécie, quando encontrados, foram fixados em formol a 10% e preservados em álcool a 70%. As vocalizações dos anuros machos foram gravadas e identificadas e a distribuição temporal das vocalizações, bem como os ambientes freqüentados por esses animais, foram descritos e computados. Verificou-se a ocorrência de 20 espécies distribuídas em 8 famílias, sendo Bufonidae, Cycloramphidae, Hylodidae, Microhylidae e Ranidae com apenas um representante cada; Leiuperidae com 2 representantes; Hylidae com 8 espécies; e Leptodactylidae com 5 espécies. Observou-se maior preferência dos animais por sítios de reprodução em poças temporárias e permanentes em áreas abertas, embora outros ambientes como riachos, brejos e florestas também tenham sido utilizados. A época do ano de maior ocorrência de vocalização coincidiu com a estação chuvosa.
Palavras-chave: Ocorrência de anfíbios anuros
Paraná
Vocalização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6627
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
igor_de_paiva_affonso1.pdf249.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.