EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6614
Tipo: Artigo de Evento
Título: INTERNET: UMA ALTERNATIVA PARA A ESCRITA DE SUJEITOS SURDOS?
Autor(es): CASTILHO, Giselle Seemann
BUCHWEITZ, Cláudia Helena
Resumo: A escrita é uma representação do sistema primário, ou seja, da fala. A escrita do sujeito surdo possui como característica o uso incorreto ou omissão de preposições, utilização inadequada de tempo e modo verbal, pronome impessoal do caso oblíquo e flexão imprópria de gênero em adjetivos e artigos. Isso acontece porque o surdo, ao escrever, realiza apoio na língua de sinais. Ao utilizar a escrita como tecnologia, os conhecimentos poderão ser divulgados e o contexto digital é um espaço favorável para a disseminação desses conhecimentos, pois propicia um encontro social, livre dos preconceitos. Sendo assim, este estudo terá como objetivo caracterizar as formas de linguagem escrita utilizadas por sujeitos surdos por meio de tecnologia de informação e comunicação, visando comparar com a escrita convencional de surdos. Após encaminhamento ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do CESUMAR para aprovação e mediante esclarecimento dos sujeitos quanto ao objetivo da pesquisa, bem como o consentimento através de assinatura, o levantamento de dados será realizado por meio de um texto solicitado previamente a 10 sujeitos entre 14 e 21 anos, sendo de ambos os gêneros, com perda auditiva sensório neural de 1° e 2° graus severo a profundo em ambas as orelhas, com a finalidade de analisar previamente o nível da escrita. Em seguida serão estabelecidas conversas por meio de um computador, fazendo o uso de sites de relacionamentos (MSN - Messenger) abrangendo assuntos gerais, sendo que tais conversas serão gravadas e arquivadas no equipamento. Além disso, será realizado um questionário aos pais ou responsáveis pelos sujeitos pessoalmente ou por telefone no intuito de coletar informações complementares quanto ao tipo de perda e o tempo de uso da internet pelo sujeito. Espera-se encontrar na escrita dos sujeitos pesquisados características da escrita dos surdos e as atuais formas de escrita utilizadas em meio de tecnologia de informação e comunicação.
Palavras-chave: Escrita
Internet
Surdez
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6614
Data do documento: 23-Set-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
giselle_seemann_castilho.pdf204.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.