EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6603
Tipo: Artigo de Evento
Título: PERFIL DO PORTADOR DE HEPATITE B DE MARINGÁ
Autor(es): CARLO, Franciele Silvia de
LIMA, Jamile Fernanda
SENNE, Michele
ROSA, Natalina Maria da
AGUIAR, Joana Ercília
Resumo: A hepatite B representa um problema de saúde pública. O vírus da hepatite B (HBV) pode levar à hepatite aguda com resolução; hepatite crônica, que pode evoluir para cirrose ou hepatite fulminante com necrose maciça do fígado. Estima-se que 400 milhões de pessoas, ou seja, 5% da população mundial sejam portadores de hepatite B. Porém, há que considerar que, muitos indivíduos infectados são assintomáticos e que as infecções sintomáticas são insuficientemente notificadas, o que resulta numa freqüência de hepatite B subestimada. No Brasil estima-se que existam 2 milhões de portadores crônicos desta virose. A grande importância das hepatites não se limita ao número de pessoas infectadas; estendese também às complicações das formas agudas e crônicas. Sendo assim, este trabalho visou caracterizar o perfil do portador de hepatite B de Maringá. O levantamento de dados foi realizado através da análise das 339 fichas de notificação de hepatite B, durante o período de 2000 a 2006, na 15ª Regional de Saúde de Maringá. Os dados foram avaliados segundo o tratamento estatístico quantitativo-prospectivo. Os resultados mostraram uma incidência maior da hepatite B no sexo masculino. A maior predominância de casos na população economicamente ativa pois, a amostra apresenta maior número de casos entre 16 e 45 anos. Observou-se um número expressivo de casos em indivíduos que têm o primeiro grau completo. Quanto á evolução clinica da hepatite B, este estudo demonstrou que 4,1% dos casos terminaram em morte, a cura que representou 35,6% e 13% dos portadores se tornaram crônicos.
Palavras-chave: Hepatite B
Enfermagem
Epidemiologia.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6603
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
franciele_silva_carlo.pdf243.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.