EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6562
Tipo: Artigo de Evento
Título: SALVANDO VIDAS COM EDUCAÇÃO
Autor(es): ANDRADE, Eliete Aparecida dos Santos
OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva
Resumo: Nas últimas décadas, observa-se uma grande ebulição de programas e pesquisas na área de educação em saúde. Isso inclui ambientes apropriados e reorientação dos serviços de saúde para além dos tratamentos clínicos e curativos, assim como propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania, orientando-se para ações cuja essência está na melhoria da qualidade de vida do homem. O ambiente escolar é palco de grande número de acidentes. A prevenção desses eventos e o atendimento adequado às vítimas são importantes para redução de suas conseqüências sociais, emocionais e econômicas. O profissional enfermeiro tem se mostrado de grande importância para esse cenário. As práticas que vivencia são relevantes, pois além de promoverem a saúde, ainda, possibilitam apoiar outros profissionais. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo capacitar os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa – PR sobre os primeiros socorros dentro das escolas. Trata-se de uma pesquisa predominantemente exploratória e de cunho quanti-qualitativo, utilizando-se como instrumentos questionários para a coleta de dados. O trabalho foi realizado com o apoio da Secretaria de Educação, no período de março a agosto de 2005. De acordo com a análise dos resultados, concluiu-se o despreparo dos profissionais da educação para o atendimento inicial em casos de acidentes dentro das escolas, e que após capacitação, adquiriram noções básicas. Ficou evidenciado a importância do aprendizado para todo e qualquer cidadão, não devendo ficar restrito somente aos profissionais da saúde, pois com o atendimento adequado, muitas vidas poderão ser preservadas.
Palavras-chave: Educação em saúde
Primeiros socorros
Saúde do escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6562
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eliete_aparecida_dos_santos_andrade.pdf232.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.