EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANDRADE, Eliete Aparecida dos Santos-
dc.creatorOLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva-
dc.date.accessioned2021-01-21T12:39:18Z-
dc.date.available2007-10-23-
dc.date.available2021-01-21T12:39:18Z-
dc.date.issued2007-10-23-
dc.identifier.issn9788561091002pt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6562-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPrimeiros socorrospt_BR
dc.subjectSaúde do escolarpt_BR
dc.titleSALVANDO VIDAS COM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas, observa-se uma grande ebulição de programas e pesquisas na área de educação em saúde. Isso inclui ambientes apropriados e reorientação dos serviços de saúde para além dos tratamentos clínicos e curativos, assim como propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania, orientando-se para ações cuja essência está na melhoria da qualidade de vida do homem. O ambiente escolar é palco de grande número de acidentes. A prevenção desses eventos e o atendimento adequado às vítimas são importantes para redução de suas conseqüências sociais, emocionais e econômicas. O profissional enfermeiro tem se mostrado de grande importância para esse cenário. As práticas que vivencia são relevantes, pois além de promoverem a saúde, ainda, possibilitam apoiar outros profissionais. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo capacitar os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa – PR sobre os primeiros socorros dentro das escolas. Trata-se de uma pesquisa predominantemente exploratória e de cunho quanti-qualitativo, utilizando-se como instrumentos questionários para a coleta de dados. O trabalho foi realizado com o apoio da Secretaria de Educação, no período de março a agosto de 2005. De acordo com a análise dos resultados, concluiu-se o despreparo dos profissionais da educação para o atendimento inicial em casos de acidentes dentro das escolas, e que após capacitação, adquiriram noções básicas. Ficou evidenciado a importância do aprendizado para todo e qualquer cidadão, não devendo ficar restrito somente aos profissionais da saúde, pois com o atendimento adequado, muitas vidas poderão ser preservadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eliete_aparecida_dos_santos_andrade.pdf232.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.