EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6554
Tipo: Artigo de Evento
Título: INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA SEMENTE NA GERMINAÇÃO DO MILHO
Autor(es): OLIVEIRA, Hudson do Vale de
MOURA FILHO, Edmondson Reginaldo
Resumo: Em muitas espécies o tamanho da semente é um indicativo de sua qualidade fisiológica. Acredita-se que sementes pequenas, normalmente, apresentam menor desempenho do que as maiores. Com o objetivo de avaliar a influência do tamanho da semente na germinação do milho é que realizou-se este ensaio. O ensaio foi realizado em Casa de Vegetação do Departamento de Ciências Animais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. As sementes foram divididas em 3 tamanhos: pequenas, médias e grandes. Foram semeadas 10 sementes de milho em cada bandeja (em cada unidade experimental) e irrigadas diariamente. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, sendo 3 tratamentos (sementes pequenas, médias e grandes) com 7 repetições, totalizando 21 unidades experimentais. Não houve diferença estatística para a porcentagem de germinação com relação aos tratamentos utilizados. Para o índice de velocidade de germinação (IVG), também não houve diferença estatística para todos os tratamentos. O tamanho da semente de milho não influencia na porcentagem e no índice de velocidade de germinação.
Palavras-chave: Zea mays
Tamanho da semente
Germinação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6554
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edmondson_reginaldo_moura_filho.pdf260.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.