EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6551
Tipo: Artigo de Evento
Título: PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃO
Autor(es): CAZANTI, Dione
CARRARO, Mirela
LEONARDO, Jussara M., L. O.
Resumo: Este trabalho objetiva estimar a prevalência de endoparasitas em aves de diferentes tipos de criações. Os que causam maiores prejuízos para avicultura, são os protozoários (coccídeos) os helmintos (nematódeos, cestódeos e trematódeos). Causada por protozoários do gênero Eimeria, a eimeriose ou coccidiose é uma das doenças parasitárias de maior importância econômica na avicultura industrial, apesar do uso de medicamentos anticoccidianos. No presente trabalho, foram coletadas amostras de fezes frescas de aves, de diversos sistemas de criação. As amostras foram processadas no Laboratório de Parasitologia do Hospital Veterinário do CESUMAR e analisadas por métodos de flutuação e sedimentação. As aves de postura de criações intensivas comerciais apresentaram, menor número de amostras negativas (26,3%) em relação às aves caipiras com maior número de amostras negativas (48,6%). As aves criadas em granjas comerciais, apresentaram maior variedade de espécies de parasitas, e maior percentual de parasitismos simultâneos (26,3%), em relação às aves poedeiras caipiras (8,1%), podendo ser justificada pela maior densidade de aves por metro. Nas aves caipiras criadas para corte, a ocorrência de cestódeos foi elevada, (30,0%), indicando a presença de hospedeiros intermediários invertebrados no ambiente, pois estes parasitas possuem ciclo indireto. A presença de Eimeria sp. foi mais elevada nas aves caipiras de corte, porém também prevalente nas granjas comerciais, mesmo com controle antiparasitários, indicando que há resistência dos parasitas ao tratamento, assim, a redução destes parasitismos só ocorrerá com a implantação de programas sanitários de biosseguridade no plantel, medidas que refletirão em melhor qualidade da carne e do ovo.
Palavras-chave: Avicultura
Parasitismo
Protozoária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6551
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dione_cazanti.pdf240.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.