EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6548
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SOBRE O HERPES SIMPLES
Autor(es): BASTIANI, Diego de
MELLA, Eliane Aparecida Campesatto
Resumo: Existem dois tipos de vírus do herpes simples, tipo 1 (HSV-1) e tipo 2 (HSV-2). A infecção por HSV-1 ocorre geralmente na infância e é transmitido principalmente pela via oral. Já o HSV-2 é geralmente transmitido através de relação sexual. A soropositividade para HSV-2 varia em torno de 1% em universitários. Após uma resposta imune efetiva controlar a infecção epitelial, o vírus persiste em estado latente nos neurônios sensoriais. Fatores como a luz solar, estado imune do paciente, estresse, infecções bacterianas ou alterações hormonais reativam o vírus. Evitar o contato direto com as lesões ou secreções infectadas são as formas primárias de profilaxia. Aconselha-se aos pacientes com herpes genital que se abstenham dos contatos íntimos se apresentarem lesões ou sintomas e que utilizem preservativos em outros momentos. Sabendo que os acadêmicos podem ser acometidos de fatores que fazem os sintomas surgirem, aplicou-se um questionário a 368 acadêmicos onde foi possível analisar o nível de conhecimento dos mesmos sobre o herpes simples. Amostra foi admitida partindo do total de alunos do centro universitário com confiança de 95% e um erro de 5%. Alguns afirmam não utilizar preservativos, que é um método profilático e o aciclovir é o medicamento mais utilizado.
Palavras-chave: Aciclovir
Herpes simples
Viroses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6548
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diego_bastiani.pdf232.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.