EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6547
Tipo: Artigo de Evento
Título: DEPRESSÃO E SUA RELAÇÃO PÓS-AVC: IMPLICAÇÕES DE ENFERMAGEM – UM ESTUDO DE CASO.
Autor(es): SILVA, Diego Alexandre Rozendo da
GONÇALVES, Andrea Martins
MACEDO, Juice Ishie
FERREIRA, Helder
Resumo: A depressão é o transtorno afetivo mais evidenciado após um acidente vascular cerebral (AVC). Para o diagnóstico da depressão pós-AVC é necessário que sejam levantadas evidências através de um histórico clínico e exames complementares. A depressão pós-AVC é considerada precoce quando ocorre nos primeiros três meses, ou tardia quando acontece após esse período. Os sintomas da doença depressiva aparecem em três áreas: afetiva, somática e cognitiva. Os sintomas afetivos incluem reatividade emocional diminuída, isolamento social e tristeza. Os sintomas somáticos incluem fadiga, constipação intestinal, alterações do apetite (anorexia ou hiperfagia), alterações do ritmo sono-vigília e diminuição da libido. As queixas cognitivas se acompanham de dificuldade de concentração, ideação de desesperança, de culpa e de inutilidade. Alterações da percepção sensorial, como alucinações, também podem acontecer. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo realizar a aplicação do processo de enfermagem voltada aos sinais e sintomas apresentados por um idoso, pós- AVC e propor um plano de cuidados de enfermagem. O estudo foi realizado em uma instituição asilar localizada no noroeste do estado do Paraná, durante a Prática Supervisionada da disciplina de Propedêutica aplicada a Enfermagem em forma de estudo de caso. Os dados foram coletados durante a consulta de enfermagem. Considera-se, que o estudo das repercussões da depressão após o AVC no indivíduo em foco mostra-se relevante, já que se manifestaram peculiarmente alterações afetivas e sensoriais, através da operacionalização do processo de enfermagem, contribuindo significativamente para a melhoria do atendimento individualizado ao idoso asilado.
Palavras-chave: Acidente vascular cerebral
Depressão
Processo de enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6547
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diego_alexandre_rozendo_da_silva.pdf256.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.