EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6535
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE PACIENTES PORTADORES DO VÍRUS HIV/AIDS: UMA RESPONSABILIDADE DA ENFERMAGEM
Autor(es): SANTI, Daniela Bulcão
WATANABE, Márcia Mayumi
JORGETO, Thalita Alves
AGUIAR, Joana Ercília
Resumo: O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) após mais de 20 anos afirma que a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) continua caracterizada como doença epidêmica que acomete no âmbito mundial 40 milhões de pessoas, responsável pela desorganização e destruição de células de defesas naturais, tornando o indivíduo portador suscetível a infecções e alterações de seu estado nutricional. A equipe de Enfermagem deve ser habilitada tanto na elaboração de programas de prevenção quanto na assistência ao paciente portador do HIV/AIDS, de acordo com o estágio da doença e o “tratamento anti-retroviral a que este paciente será submetido quando a carga viral atinge mais de 100 mil cópias de vírus por mililitro de sangue e o CD4 fica abaixo de 500 células por mililitro”. O objetivo deste trabalho é esclarecer no âmbito acadêmico as noções dos agravos nutricionais associados ao paciente portador do HIV/AIDS, ressaltando a importância da elaboração do plano de cuidados com base na avaliação nutricional. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica quanto ao aspecto nutricional do paciente HIV/AIDS, e implicâncias da assistência de enfermagem a este paciente. Longo (2002) ressalta a os transtornos gastrintestinais que podem agravar o estado nutricional do paciente soropositivo, deve ser de preocupação do Enfermeiro evitar que pacientes comprometidos pelo HIV/AIDS tenham uma grave desnutrição. Conclui-se a necessidade de capacitar o Enfermeiro no desenvolvimento de ações estratégicas para manutenção da saúde do paciente portador do HIV/AIDS, só pode ser estabelecida integralmente na existência do equilíbrio nutricional que permita a manutenção do seu estado imunológico.
Palavras-chave: Enfermagem
Portador HIV/AIDS
Desnutrição
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6535
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniela_bulcao_santini1.pdf238.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.